NOVIDADES

CURIOSIDADES SOBRE VOLEIBOL

Além de ser um esporte empolgante e inspirador, o voleibol é cheio de curiosidades dentro e fora das quadras

volei_brasil_eua_1984_anibalphilot_agenciaoglobo2

Você sabe tudo sobre a história do voleibol? Não? Então fique tranquilo pois listamos a seguir algumas das curiosidades da modalidade para que você fique ainda mais familiarizado com o esporte. 

 

  1. Antes do estouro do voleibol, durante os anos 80, a Seleção Brasileira se resumia a um único grande jogador. A dinastia de Antônio Carlos Moreno durou 21 anos e 366 jogos. Uma trajetória exemplar, iniciada aos dezessete anos, em que ele disputou sete campeonatos sul-americanos e quatro jogos Pan-Americanos. Participou também de quatro mundiais e quatro Olimpíadas.

  2. A partir dos Jogos Olímpicos de 1988, uma nova regra impediu a interrupção do jogo para que se pudesse secar a quadra. Os times passaram a entrar com toalinhas presas na parte de trás do calção, usadas sempre que o suor molha o piso.

  3. O primeiro nome do voleibol foi "Minonette", criado nos Estados Unidos, em 1895.

  4. O idealizador do vôlei foi o americano William C. Morgan, diretor de Educação Física da Associação Cristã de Moços (ACM), na cidade de Holyoke, em Massachusets. Morgan faleceu em 1942, aos 72 anos de idade.

  5. O vôlei foi criado em substituição ao basquete, que era extremamente cansativo para os homens mais velhos da época.

  6. A bola utilizada para a prática do esporte era uma câmara de bola de basquetebol, que pesava de 255 a 340 gramas.

  7. A primeira quadra de voleibol tinha mais de 15 metros de comprimento e quase 8 metros de largura. A largura da rede era de 0,61m, o comprimento de 8,23m e altura de 1,98m (do chão ao bordo superior). Atualmente, uma quadra de vôlei é um retângulo medindo 18m x 9m, circundada por uma zona livre com, no mínimo, 3m de largura. A altura da rede deve ser de 2,43m para as equipes masculinas e 2,24m para as equipes femininas. A rede mede 1m de largura por 9,5m de comprimento.

  8. O voleibol só foi introduzido na América do Sul, no Peru, em 1910, 15 anos depois do seu surgimento.

  9. O primeiro Campeonato Sul-Americano de Voleibol, masculino e feminino, foi realizado no Ginásio do Fluminense F. C., no Rio de Janeiro, em setembro de 1951. O Brasil foi campeão, tanto no masculino quanto no feminino.

  10. O voleibol foi admitido como esporte olímpico, em setembro de 1962, no Congresso de Sofia. Sua primeira participação foi nas Olimpíadas de Tóquio (Japão), em outubro de 1964, com a presença de dez países no masculino: Japão, Romênia, Rússia (URSS), Checoslováquia, Bulgária, Hungria, Holanda, Estados Unidos, Coréia do Sul e Brasil.

  11. A primeira campeã olímpica de voleibol masculino foi a Rússia (URSS).

  12. A pulsação do jogador se mantém em 170 a 180 batimentos por minuto, durante os ralis curtos ou longos. No tie break e nos momentos de tensão, esses números sobem para 200 com picos de 220.

  13. Durante uma partida, um jogador faz em média 70 saltos entre saques, ataques e bloqueios.

  14. O jogo da Superliga com maior número de torcedores até hoje foi o Telemig Celular/Minas X Ulbra, dia 21/4/2001, no Mineirinho. O recorde foi de 23.535 torcedores no estádio.

  15. O recorde mundial de público de um jogo de vôlei indoor pertence à disputa entre Brasil e Itália, no Mineirinho. Estiveram presentes 25.326 torcedores.

  16. O jogo mais demorado do mundo foi o da decisão das Olimpíadas de 1976, onde Polônia e União Soviética jogaram por 4:36h.

  17. O Brasil foi o único país a disputar todas as edições dos Jogos Olímpicos de vôlei.

  18. A Federação Internacional de Voleibol foi fundada em 20 de abril de 1947, em Paris.

  19. A Confederação Brasileira de Voleibol foi criada em 9 de agosto de 1954.

 


Fonte
: STI Esporte